Projetos de valorização da biodiversidade e cultivo se destacam no CTUR

Por Luan Cezário.

O Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR) segue ampliando suas práticas pedagógicas voltadas ao cultivo, ao processamento de plantas e à valorização da biodiversidade. Entre as iniciativas em destaque estão as atividades do Laboratório Farmácia Viva e o projeto de coleção e uso gastronômico de variedades de tomates.

Laboratório Farmácia Viva: ensino aliado ao uso de plantas medicinais e condimentares

O Laboratório Farmácia Viva desenvolve um trabalho contínuo de cultivo e processamento de plantas medicinais e condimentares utilizadas em atividades didáticas. Entre as espécies presentes na horta do CTUR estão capim-limão, citronela, manjericão, lavanda, menta, sálvia e tomilho. O projeto é coordenado por Hugo Hermsdorff das Neves e Josué Lopes de castro.

Óleos essenciais extraídos no Laboratório. Foto: Acervo Hugo

O setor realiza a extração de óleos essenciais, como os de citronela e capim-limão, e a desidratação de plantas voltadas ao uso culinário. Neste processo, contam com a parceria da professora Fernanda Travassos, e Magda Queiroz do curso de Hospedagem. Parte desses materiais é empregada em práticas nos laboratórios de alimentos, reforçando a integração entre diferentes áreas do colégio.

Os óleos extraídos também já foram utilizados na produção de sabonetes artesanais, distribuídos em eventos institucionais. Como no Café do Dia do Servidor, que contou com apoio da professora de História, Ludmila Gama. 

Sabonetes artesanais produzidos no projeto. Foto: Acervo Hugo

Durante o processo de extração, o laboratório obtém ainda o hidrolato, subproduto aromático que complementa as atividades formativas.

As mudas são obtidas por meio de doações de parceiros da universidade ou adquiridas com recursos de pesquisa. O canteiro de lavandas, atualmente em expansão, é um dos destaques da horta trabalhada pelo projeto.

Projeto de Tomates: biodiversidade, práticas agrícolas e aplicações culinárias

Também coordenado por Hugo Hermsdorff das Neves, o projeto de coleção de variedades de tomates teve início em 2023, após a chegada de mudas doadas por pesquisadores da PESAGRO. A iniciativa busca valorizar a biodiversidade da espécie, possibilitando aos estudantes o contato direto com cultivares que variam em cores, formatos, texturas e sabores. “Durante o período da hortaliça, a gente cultiva esses tomates no sentido de manutenção, para os alunos verem essa diversidade das plantas e reconhecer que o tomate não é só vermelho e redondo, tem outras formas, cores e sabores. E aí a gente cultiva e guarda a semente”, revelou o servidor.

Tomates coloridos coletados na horta do CTUR. Foto: Acervo Hugo

Estudantes do curso de Agroecologia auxiliam no cultivo, e o manejo fica por conta de Hugo e dos funcionários terceirizados, durante o ciclo produtivo, incluindo a coleta e seleção das sementes utilizadas nos anos seguintes. Parte da produção é encaminhada ao Laboratório de Alimentos e Bebidas, onde alunos da Hospedagem, orientados pelas professoras Fernanda Travassos e Magda Queiroz, utilizam os tomates em preparações como molhos, tomates confitados, tomates secos e saladas.

Reconhecimento na RAIC e RAIDTec 2025

Em 2024, o projeto resultou no trabalho “Aceitação de tomates coloridos como estratégias de Educação Alimentar e Nutricional no Colégio Técnico da Universidade Rural do Rio de Janeiro – CTUR/UFRRJ”, de autoria de Gabrielle Coelho Ferreira, Joyce Rangel, Hugo Neves, orientado pelas professoras Katia Cilene Tabai (UFRRJ) e Fernanda Travassos de Castro (CTUR).

A pesquisa recebeu Menção Honrosa na Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC e RAIDTec 2025), entre os indicados na categoria Outras Bolsas, destacando a relevância acadêmica do projeto e seu impacto na formação técnica dos estudantes.

Estudante Gabrielle Coelho e professora Fernanda Travassos recebem premiação da RAIC. Foto: Luan Cezário/CTUR

As ações desenvolvidas nos projetos contribuem para ampliar a compreensão dos estudantes sobre biodiversidade, sistemas de cultivo, usos culinários e práticas sustentáveis.

As iniciativas reafirmam o compromisso do CTUR com uma formação prática, interdisciplinar e alinhada à valorização dos recursos naturais.


live draw sgp slot pulsa toto macau idn slot slot gacor slot888 slot dana slot thailand Toto88 slot gacor slot pulsa slot dana judi slot triofus situs toto toto88 jayatogel maxbet totojitu protogel